sábado, 20 de outubro de 2007

O Espetáculo e o Torcedor


Fui ver o jogo do Botafogo. Mas pera aí, eu não sou vascaíno? A música que sai da minha boca toda vez que lembro de exaltar meu time do coração não é:

"Vou torcer pro Vasco ser campeão!
São Januário! Meu caldeirããããããoooo..." ?

Mas esporte independe de paixão, nessas horas. O que vale é o espetáculo, e afinal de contas, a meia era cinco reais. Chamei meu amigo Filipe, e marchamos rumo ao Engenhão.
Lá, como sempre, a piedosa bilheteria não contribuía, e entramos primeiramente numa fila que depois descobri ser para o nada. Mais precisamente, para um grande bloco de concreto, já que os Legionários, os policiais militares indiretamente subordinados ao comando de César, estavam norteando a grande multidão ávida por ingressos para...o nada. Talvez fôssemos parar em algum lugar que não conhecessemos. Na verdade, parte de mim queria continuar na fila, e por que não, acabar encontrando Nárnia ou o bendito do Chuí, que até hoje me confunde com Ijuí, uma simpática cidade na fronteira entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul?
Não, nada de Nárnia ou geografia. Eu queria ver o espetáculo. Pressentindo que aquela fileira iria nos levar a nada, deixei meu amigo guardando lugar e comecei a desbravar a em meio aos botafoguenses.

Achei uma fila bem mais curta e chamei o Filipe. Depois de ouvirmos que o Lúcio Flávio fizera um gol, os que estavam à nossa volta começaram a urrar, berrar e outros sons característicos de advogados, pipoqueiros, médicos e caixeiros-viajantes que, durante 90 minutos, se transformam numa curiosa espécie chamada Torcedor. O Torcedor é o cara que todos os dias bebe no bar, e quando o time faz o gol, lança ao alto o copo cheio, como se elevasse a sua maior glória até as alturas do estádio. É o pai de família que ensina a criança a respeitar os seus coleguinhas, mas que não poupa a mãe do juiz caso este decida não marcar uma falta a favor de seu time.
Após alguma agitação, conseguimos entrar no estádio e aproveitamos o que ainda restava do primeiro tempo.

Uma falta aqui e ali, poucos lances de perigo, e finalmente o intervalo. Só fui saber disso quando alguém do meu lado falou, pois além de estar meio desatento na hora, o estádio mais moderno da América Latina não tem um cronômetro. Fala sério, até eu tenho!

O jogo recomeçou com o Botafogo dominando. Não demorou muito, e num rebote mal largado pelo goleiro do Sport, Luciano Almeida acrescentou outro gol ao placar: 2x0.

O juiz ladroou. O árbitro Paulo César de Oliveira, implacável perseguidor dos times cariocas, negligenciou pelo menos três lances violentos: Um empurrão em Juninho, um carrinho em Zé Roberto e uma falta dura em Luciano Almeida. O mesmo Luciano Almeida acabou caindo sozinho dentro de campo e se contundiu, e agora só volta em fevereiro de 2008. A torcida gritou seu nome e logo após o de Cuca, o técnico amado.

Não tem problema, futebol independe de juiz. Chute cruzado de Dodô, de primeira(após lançamento de Lúcio Flávio)e era mais um. 3x0. Aí ouviamos as músicas, os hinos, a batida e as luzes dos sinalizadores mergulhavam no preto-e-branco das arquibancadas do estádio.
Faltando pouco para acabar o jogo, numa jogada que não consegui ver direito, o Sport fez com Reginaldo seu gol de honra: 3x1. Os botafoguenses vaiaram, mas não impediram que os 39 torcedores do time do Recife comemorassem . O jogador que fez o gol, heróico, carregou a bola até o centro de campo. O juiz deu 3 minutos de acréscimo para finalmente, os 15.130 do lado vitorioso se alegrassem pelos 3 pontos obtidos.

Só que o Dodô quer disputar a Libertadores e disse que vai sair do time ao término do contrato. O Zé Roberto vai pra Alemanha e a torcida ontem já gritava "Fica, Juninho!"
Mas pera aí, o Torcedor não é o cara que xinga? Que chama todo mundo de mercenário e que
reclama de torcer para um time com os piores adjetivos ao menor sinal de derrotas?

Gente, Torcedor é Torcedor. É algo que não dá pra explicar.

E ninguém cala
Este nosso amoooooor...

4 comentários:

Sobre o Fut Carioca disse...

Ótima matéria !!!

Também compareci ao jogo ontem, e também sou Vascaíno ...

Gostei da torcida Botafoguense ..

Um grande abraço !!

Anônimo disse...

Ser botafogo é orguuuuuulho, ser botafogo é paixããão, eternamente alvinegroooo, será, o meu coraçããão!!!
Brilha a tua estrela! canto com muita emoção!O preto e branco é minha vidaaaaa, te amo, Oh meu FOGÃO!


aliança mais forte do brasil Força e Fúria xD


Belo post e belo blog Naftar, parabéns ;D

Unknown disse...

Não nego que achei muito interessante

Seu vascaíno de merda!

hahaha
abraço!

Luc disse...

@#$%¨&*(??lk! Tu fostes ao jogo do Botafogo???
Desculpe o palavrão, sabe cumé, mania de torcedor!

"Vamos todos cantar de coração, a cruz de malta é o meu pendãããããão"!!!!!!

VAAAAASCOOOOOOOO!!!!!