domingo, 7 de outubro de 2007

Intro: A Cidade do Sol


Bem-vindo ao blog "Pena, Papel e Tinteiro"! O título do blog é uma brincadeira com o nome de um divertido passatempo que me lembra as vindas da igreja ao lado de uma fiel companheira, chamado "Pedra, Papel e Tesoura". Provavelmente você já ouviu falar desse jogo, e se não, falarei mais a respeito dele durante as postagens que sucederão.
Por esses dias, encontro-me deliciado com as páginas do autor Khaled Hosseini em seu novo e badalado romance "A Cidade do Sol"(Nova Fronteira, 39,90 reais), que conta os dramas vividos por duas mulheres no Afeganistão desde a queda da monarquia até os dias atuais. Khaled Hosseini é o mesmo autor do livro "O Caçador de Pipas", best-seller mundial e que consagrou Hosseini como proeminente escritor da nova geração de clássicos.

De um lado, Mariam, filha ilegítima de um homem rico chamado Jalil que vive em Herat, a 650 quilômetros de Cabul e que após a morte da mãe, é obrigada pelas esposas invejosas de seu pai a se casar com um sapateiro de classe média, Rashid. Rashid é um homem amargurado pelo seu triste passado com sua antiga família e após um aborto instantâneo de sua nova esposa, passa a tratá-la de maneira cruel e insensível, tornando-a mais uma das mulheres de burqa a esconder suas frustrações e mágoas debaixo de um véu.

Do outro, temos Laila, filha de um professor universitário e de uma mãe que, após o início da invasão soviética torna-se uma mulher triste, com ódio do marido e negligente para com a filha, por cultivar apenas a memória de Ahmad e Noor, seus filhos mortos no conflito. Laila se apaixona por Tariq, um amigo de infância que perdeu uma das pernas durante a guerra contra os russos.
Após uma série de reviravoltas diretamente ligadas à guerra pendente no Afeganistão, Laila e Mariam cruzam suas histórias em um determinado ponto, e o livro torna-se um retrato não somente das relações entre afegãos, mas entre brasileiros, americanos e quaisquer outros povos capazes de desenvolver idéias como a do ódio, a do amor e do sofrimento.

Neste livro, os envolvimentos das personagens são tratados com uma descrição suave dos fatos. Apesar do autor narrar os sentimentos, o leitor consegue se emocionar e raciocinar juntamente com qualquer um que tenha parte de sua história fragmentada.
Como boas-vindas ao meu novo blog, um pequeno trecho, o qual muito me agradou na obra:

"Laila escondeu o rosto nas mãos, sentindo o medo lhe comprimir o peito.
'Deveria estar esperando por isso', pensou. Quase todos que conhecia estavam pegando suas coisas e indo embora. A família de Hasina tinha fugido em maio, para Teerã. Wajma e seu pessoal tinham ido para Islamabad. Os pais e irmãos de Giti partiram em junho, depois que ela morreu. Depois que essa gente se foi, suas casas foram ocupadas por milicianos ou por estranhos que vinham morar ali.
Todos estavam indo embora. E agora, Tariq também.
- E minha mãe já não é mais tão jovem - dizia ele. - Os dois estão apavorados. Olhe para mim, Laila.
- Você devia ter me dito.
-Olhe para mim, por favor.
Primeiro, foi um som rouco. Depois, um gemido. E ela começou a chorar. Quando Tariq tentou enxugar suas lágrimas, ela afastou a sua mão. De repende, bateu nele. Bateu de novo, e puxou o seu cabelo. Ele precisou segurá-la pelos pulsos e começou a dizer alguma coisa que Laila não conseguia entender. Falava de mansinho, num tom sensato até que, sabe-se lá como, o rosto dele estava colado ao seu e ela sentiu o calor daquele hálito em seus lábios outra vez.
"

4 comentários:

Unknown disse...

Heil, Samu!

Sucesso com sua Pena, seu Papel e seu Tinteiro.

Não sou muito bom para essas coisas de blogs, mas parece estar bom ehehe.

Livro interessante, mas não do me gosto ahhaha!

Bernardo M. Costa disse...

Samuca!

adorei sua 'sinopse' xD

o Hosseini realmente escreve muito bem. Ele consegue nos prender na história de tal forma que mesmo estando cansado de ler seguidamente, ainda nos faz parar e imaginar o que acontecerá.
Além do mais, o 'Caçador de Pipas' é uma história muito bem montada e emocionante. Sinceramente, um dos poucos que me comoveram.
Fiquei com vontade agora de ler esse.. 'A Cidade do Sol'. Quando o vestibular me der tempo, vou comprar.

te favoritei no meu blog. =)
abração! e boa sorte com o seu!

FerBreder disse...

Amei o título do blog XD

E você sabe muito bem qual o único motivo pelo qual eu gosto do Hosseini...

Enfim, bela layout... E agora você é meu vizinho!

And you know I'll be there for you ;]

Luc disse...

Caracas! Eu sou mesmo uma criatura estranha....A primeira vez que li o título associei ao papel, pedra e tesoura...Pensei, que era associação mais esdrúxula que eu já tinha feito...Vá entender!

Parabéns pelo blog!